5 DICAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA PATRIMONIAL DA SUA EMPRESA (INDEPENDENTEMENTE DO TAMANHO)

dicas

1 – Projeto de segurança

Como você viu, contar com um projeto de segurança sob medida, respeitando o porte e as necessidades da empresa, é indispensável. No entanto, fique atento à tecnologia utilizada. É importante, também, contar com equipamentos novos e com tecnologia de ponta. Por exemplo, se puder, sempre preferia tecnologia de reconhecimento facial a controle por senhas, pois é muito mais seguro. Câmeras noturnas coloridas são muito mais eficientes que infravermelho.

2 – Portaria

Além de contar com um bom projeto de segurança, invista no treinamento de funcionários que atuam no local. Assim, você garante que sua equipe mantém boas condutas de segurança, fortalecendo o sistema eletrônico.

Isso serve para liberação de acesso e recebimento de encomendas, pois é importante adotar um procedimento padrão para evitar falhas na segurança. Além disso, o uso de crachás e uniformes facilita o controle e o monitoramento no fluxo de pessoas.

Algo muito importante referente ao acesso é ter alguém responsável por fechar a empresa ao término do expediente. Além de trancar portas e janelas, acionar alarmes e etc, também deve verificar se as luzes estão apagadas, ar-condicionado desligado, equipamentos desligados, entre outros detalhes.

Esse colaborador precisa ter total confiança e ter toda a atenção ao procedimento de fechamento. Como dito, lembrar sempre de ativar os alarmes e os sistemas de segurança para que a empresa não fique descoberta nos momentos em que não há funcionários no local.

3 – Emergências

Também é necessário investir em treinamento e em um processo padrão para casos de emergência, seja assaltos ou mesmo incêndios. Além disso, é importante a empresa ter equipamentos de primeiros socorros acessíveis para os colaboradores.

A segurança física dos colaboradores e demais frequentadores também incluir a resguardar a saúde de todos. Por isso, é importante investir em uma infraestrutura segura, bem como equipamentos seguros e em bom estado de uso, com manutenções em dia.

4 – Dinheiro fora da empresa

Guardar dinheiro na empresa é um atrativo para assaltos. Por isso, é importante não guardar dinheiro em cofres e gavetas na empresa para evitar perdas e, também, não pôr a vida dos colabores em risco.

É melhor optar por meios eletrônicos e rastreáveis para pagar despesas com necessidades diárias, como cartão de crédito, transferência ou PIX. Assim, também é mais fácil de rastrear os gastos. E, claro, a maior quantidade de dinheiro deve ficar em um banco.

5 – Informações protegidas

Não apenas o patrimônio da empresa deve ser alvo de proteção, mas também o patrimônio intelectual. Ou seja, as informações das empresas, seja em arquivos ou em dados online, devem contar com segurança específica.

Em caso das informações digitais, é importante proteger da ação de hackers todo o sistema operacional da empresa com senhas seguras e criptografadas. Afinal, o vazamento de informações pode comprometer a empresa e expor os clientes. É importante lembrar que atualmente temos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que responsabiliza as empresas de protegerem as informações dos clientes e usá-las de forma responsável e consentida.

Com a tecnologia em nuvem, home office e toda a mobilidade que as empresas e colaboradores lidam atualmente, também é importante ter segurança para os acesso fora da empresa. Para isso, contar com a instalação de VPN ajuda a inibir a invasão dos sistemas, uma vez que a comunicação é totalmente criptografada. Além disso, medidas mais simples, como autenticação de dois fatores e avisos de novos acessos (por localidade ou aparelho) também são recomendadas e eficientes.

Newsletter

Se cadastre e fique por dentro de dicas de segurança, residencial, empresarial e pessoal.

Compartilhe este post com seus amigos

Scroll to Top